sábado, 28 de agosto de 2010

GANA – O Lixão Mundial de Tecnologia

O subúrbio de Agbogbloshie na capital de Gana, se tornou, nos últimos anos uma lixeira para computadores e lixo eletrônico da Europa e dos E.U.A. Centenas de toneladas de lixo eletrônico chegam todos os meses.

Os países ricos na tentativa de descarregar seus estoques crescentes de lixo tóxico acabam mandando “doações” para os países mais pobres ao exemplo de Gana. De 20 a 50 milhões de toneladas de eletrônicos descartados a cada ano, da pra acreditar nisso??

Cada vez mais este lixo eletrônico está encontrando seu caminho para a África Ocidental e de países como Gana, Nigéria e Costa do Marfim. Líderes mundiais ignoram as leis internacionais de rotulagem dos equipamentos, bens em segunda mão ou doações de caridade, mas, na realidade, bem como 80% dos computadores enviados para Gana estão quebrados ou obsoletos (doações.. aham seii).

Seu lugar de descanso final é Agbogbloshie despejo onde são desfeitos, principalmente pelas crianças, para salvar o cobre, discos rígidos e outros componentes que podem ser vendidos, afinal alguma serventia tem que ter não é?

A alienação de bens eletrônicos é um assunto sério e deve ser feito de maneira ambientalmente responsável, no entanto, em lugares como o Gana não há leis para prevenir que isso aconteça, o que é uma pena pois todos sabemos o que esse material vai causar a saúde humana e a do ambiente.

Postado por Anderson Azevêdo (@OCaicoense)
Fonte: YouTube (GreenpeaceVideo)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails