terça-feira, 1 de junho de 2010

A MAIOR TORCIDA DO MUNDO

 

Escudo_MengoIbope aponta Flamengo como maior torcida e Sport em ascensão

Estudo coloca o Rubro-Negro pernambucano como 11º na preferência nacional, à frente de Botafogo, Bahia e Fluminense

Mais uma pesquisa de torcidas coloca o Flamengo como líder na preferência nacional no futebol, e mostra o Sport em ascensão. Após as pesquisas do Datafolha em abril e do Instituto Análise/Insight Comunicação em maio, o Ibope lançou nesta terça-feira novo estudo, que aponta percentuais parecidos aos divulgados pelo Datafolha, mas com uma margem de erro menor, de 1,2 ponto percentual para cima ou para baixo.

O Ibope ouviu 7.109 pessoas, a partir dos 10 anos de idade, no primeiro trimestre de 2010, em 141 cidades "de todos os tipos e tamanhos", de acordo com o diário Lance, que encomendou a pesquisa. O estudo apontou o Flamengo como maior torcida do país, com 17,2% dos torcedores brasileiros e um total de 33,2 milhões de pessoas. O Corinthians é o segundo colocado, com 13,4% e 25,8 milhões de torcedores. O São Paulo aparece novamente na terceira posição, com 8,7% e 16,8 milhões.

DSC05679Palmeiras, com 6%, e Vasco, com 4,1%, vêm logo atrás. Surpreendentemente, o Sport aparece em 11º lugar, com 1,7% da preferência nacional, à frente de Botafogo (12º), Bahia (13º) e Fluminense (14º), empatados com 1,6% da torcida brasileira. Já o Atlético-MG, que na pesquisa do Instituto Análise/Insight Comunicação aparecia com apenas 1% dos torcedores adultos do país, tem 2,6% de acordo com o Ibope e é a nona maior torcida.

Na pesquisa do Datafolha, o Flamengo aparecia com 17%, o Corinthians com 14% e o São Paulo, com 8%, mas a margem de erro era de 2%, o que configurava empate técnico entre o Rubro-Negro carioca e o Alvinegro paulista. Na pesquisa do Ibope, o Flamengo pode ter entre 18,4% e 16%, enquanto o número do Corinthians vai de 14,6% a 12,2%.

Flatorcidas

Antes que os maloqueiros corinthianos falem alguma coisa, uma pesquisa divulgada pelo site da revista de curiosidades “Mundo Estranho”, da Editora Abril, o Flamengo (quem não sabia?) ostenta a Maior Torcida do Mundo. O levantamento compilou dados de países da América do Sul, América Central, Europa e Ásia. Em cada país, um importante centro de pesquisa serviu como fonte. N

o Brasil, foi o Instituto Datafolha. Os números obtidos (quase todos de 2007) também mostram o cálculo de quanto representa cada torcida dentro de seu país, de acordo com as projeções populacionais do US Census Bureau para 2008. Somente as três primeiras torcidas de cada país entraram na pesquisa.

image 

Dentre os times brasileiros, figuram neste ranking mundial de torcidas, além do líder Flamengo, o Corinthians (só 4° colocado) e o São Paulo (7°). A grande surpresa é a presença de dois clubes mexicanos, respectivamente, na 2ª e 3ª colocações. O europeu considerado mais popular é a Juventus de Turim, na 6ª posição.

Veja aqui a reportagem da revista Mundo Estranho. Abaixo, confira a tabela geral dos clubes mais populosos dos 11 principais campeonatos do mundo:

 

image

Contra fatos não há argumentos.

 

Anderson Azevêdo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails