quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estresse em Casa é Maior do que no Trabalho

Pesquisa com 100 mil pessoas mostra que o estresse em casa supera o do trabalho.

image O estudo sobre avaliação de risco cardiovascular foi feito com base nos resultados do mutirão estadual do coração promovido em 2009 pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira.

Nesse mutirão, foram analisados locais onde os entrevistados convivem, como trabalho, casa, clubes, bares e boates. Também foram levados em conta fatores como problemas financeiros e crença religiosa. Dentro desse leque de opções, a residência foi apontada como o lugar mais estressante, como informou a Secretaria da Saúde.
saiba mais

Ao todo, 23,2% das pessoas ouvidas afirmaram ter sofrido estresse dentro de casa. Marido, filhos, cachorro e uma rotina puxada podem ser fatores determinantes para que as mulheres estejam desenvolvendo doenças cardiovasculares. Elas disseram sofrer mais do que eles nesse aspecto - 28,34% delas revelaram estresse intenso ou exagerado. Entre os homens, esse índice caiu para 13,07%.

Para 15% dos entrevistados, houve estresse intenso ou exagerado no trabalho. Já a situação financeira representa uma situação mais tensa para 25% dos ouvidos. "O trânsito, por exemplo, e o chefe no trabalho são dois fatores menos estressante do que os familiares", informou o cardiologista Ari Timerman, diretor do serviço hospitalar do Instituto Dante Pazzanese e um dos coordenadores do mutirão.

Todas as pessoas que participaram do mutirão afirmaram ter passado por algum nível de estresse no último ano, com intensidades variando entre pouco, moderado, intenso e exagerado. Segundo a pesquisa, o resultado pode indicar um novo quesito para doenças cardiovasculares na modernidade: o estresse. Para Timerman, esse resultado reflete o peso do papel da mulher na sociedade, que, em muitos casos, chefia famílias e cuida dos filhos.

 

Postado por Anderson Azevêdo (@Caicoense)

Fonte: Banco de Saúde

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Anderson! Eu não concordo com essa pesquisa não! Meu chefe me estressa demais!! Nem meu pai me estressou tanto quando eu era adolescente. hihihi...

O Caicoense disse...

Então, Sarinha, Vc faz parte dos 15% !! rsrsrsrsrsrs...

Related Posts with Thumbnails