quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como Funciona o Cinema 3D


Hoje o cinema em 3D é cada vez mais comum, os grandes titulos sempre vem adaptados a nova tecnologia. Mas o que poucos sabem é como esta tecnologia funciona. Antes de tudo é bom exclarecer que o que se vê em um filme "3D" não é uma imagem em terceira dimensão e sim uma ilusão da sua mente. Isto se deve ao fato de que são projetadas duas imagens, seus olhos captam as duas e enviam-nas para o cerebro que as interpreta  e te da a impressão de profundidade, posição e tamanho dos objetos, gerando assim o efeito 3D.

Mas para que o este efeito seja produzido é necessario que se tenha duas imagens da mesma cena. Por isso, se usam duas câmeras durante a gravação de uma mesma cena, cade câmera fica posicionada a 6 centimetros uma da outra, já que esta é a distância entre os dois olhos de uma pessoa. Alem disso são monitorados o zoom, foco, enquadramento e o ângulo relativo entre elas, para que a imagem tenha o maximo de fidelidade. Hoje em dia tambem se usa um truque para facilitar este processo, ele consiste em  filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em um segunda lente. A imagem refletida é girada e invertida. E na edição se corrige cor e brilho para que não se tenha a impressão de imagens distintas.Alem do cinema 3D hoje já se ultiliza esta tecnologia em televisões, aparelhos com essa tecnologia não são raridade visto que as principais marcas ja começaram sua produção e já existem 3 modelos diferentes com esta tecnologia no Brasil. Alguns destes modelos consegue produzir o efeito 3D sem a ultilização de oculos. Isto se deve ao fato de que a tela de cristal liquido quando combinada com lentes especiais e com uma maior frequência de transição de imagens, faz com que os olhos capitem duas imagens distintas, assim possibilitando o efeito de terceira dimensão.

Mas infelizmente televisões com a esta tecnologia estão longe de se tornarem realidade, visto que, seu custo é bastante alto, e que só se pode desfrutar de sua qualidade ao combina-la com um aparelho blue-ray que não é popular no Brasil. Alem disso existem poucos materiais para serem visualisados.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails