sábado, 17 de abril de 2010

CBF x FLAMENGO

taadebolinhas  A CBF oficializou no final da tarde de quarta-feira (14) o São Paulo como o dono da "Taça das Bolinhas",  troféu que premia o primeiro clube pentacampeão brasileiro. Desta forma, a entidade reconhece o Sport como campeão nacional de 1987, título também reivindicado pelo Flamengo.

O time carioca contava com este título para alegar que havia sido o primeiro a conquistar o Campeonato Brasileiro por cinco vezes (1980, 1982, 1983, 1987 e 1992), fato que lhe concederia a "Taça das Bolinhas". Contudo, a CBF rejeitou o argumento flamenguista e decretou que o troféu pertence ao São Paulo, que chegou ao pentacampenato nacional em 2007.

richarlyson
Todavia,  o Flamengo entregou, nessa sexta-feira (16) à CBF, documentos do Clube dos 13 e aguarda uma reviravolta no caso.
O argumento de que jamais recebeu o documento do Clube dos 13 no qual Flamengo e Sport dividem o título do Brasileiro de 1987 não poderá ser mais usado pela CBF.
 
O vice jurídico rubro-negro, Rafael de Piro, foi à sede da entidade na tarde desta sexta-feira, na Barra da Tijuca, e protocolou todas as documentações de reuniões da entidade sobre o assunto. Os principais dados estão em uma ata de 1997, quando o Sport passou a fazer parte do Clube dos 13. CBF_1
Na época, havia necessidade de unanimidade para permitir a inclusão dos pernambucanos no grupo dos principais clubes do país. Kléber Leite, presidente do Flamengo na ocasião, condicionou sua assinatura ao reconhecimento do penta. O Sport contesta o argumento.
Na última quarta-feira, a CBF determinou que a Taça de Bolinhas será entregue ao São Paulo, considerado oficialmente como o primeiro a conquistar cinco vezes o Brasileiro.
- Entramos com um pedido de reconsideração da decisão tomada pela CBF. Apresentamos as duas atas das reuniões do Clube dos 13 de 88 e 97. Não encontrei com o Ricardo Teixeira (presidente da CBF), mas tenho certeza que ele receberá esta documentação e a encaminhará ao departamento jurídico da entidade – explicou Rafael de Piro.
 
Com esse pedido, o clube agora espera receber a Taça de Bolinhas. Na quarta-feira, dia em que Ricardo Teixeira anunciou a decisão favorável ao São Paulo, a CBF alegou jamais ter recebido a documentação do Clube dos 13 pró-Flamengo.
 
- O Clube dos 13 disse que as enviou cinco vezes, mas a CBF diz que nunca recebeu. De qualquer maneira, agora ela (CBF) tem tudo em mãos – explicou de Piro.
Entre as documentações entregues pelo vice jurídico estão a ata da reunião de 88, que reconhece o Flamengo e Internacional como campeão e vice-campeão daquele ano, sem necessidade de cruzamento com Sport e Guarani; a ata da reunião extraordinária de 97, determinando que os dois clubes (Flamengo e Sport) não precisavam ter se enfrentado e que, portanto, são os campeões de 87; e o ofício de 2007, reforçando a decisão da reunião de 1997.
 
Caso a CBF não volte na sua decisão o Mengão deve recocorrer a Instância Maior do Futebol Mundial, a FIFA que conforme imagens abaixo já reconhecia o Flamengo como Hexacampeão.

Flamengo-Hexa-Fifa
Flamengo-Hexa-Fifa2

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Ultimas Postagens